Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Jornalista em busca dos chips de consciência coletiva para o mundo capitalista moderno. Essa matéria vai dar o que falar. Gosto de escrever de noite com a Lua do meu lado, assim me sinto perto de casa. Antí-massmedia interessados na massificação da bunda, violência e porcarias. Estou a espera do novo, útil, funcional e educacional. Enquanto esse dia não vem, sigo com este blog na tentativa singular de mudar este mundo caótico e cada vez mais quente. Minha pauta favorita é a vida, acordar e ter a possibilidade de fazer cada dia, um dia diferente, tenho 24 horas para ser feliz neste planeta cansado e doente.

segunda-feira, fevereiro 26, 2007

Deixem o menino jogar

Segunda-feira, Feliz Ano Novo, para quem mora abaixo da linha do equador o ano só começa após o carnaval. Ares de Brasília discutem a redução da maioridade penal. Mas antes de comentar esse assunto vou mostrar alguns dados de uma pesquisa realizada em 2002, com menores infratores pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH) .

Entre os entrevistados 90% não concluiram o ensino fundamental, são do sexo masculino e já usaram algum tipo de entorpecente. Cerca de 76% tinham idade entre 16 e 18 anos, 60% são negros e a renda de 86% das familias destes menores era abaixo de dois salários minímos.

Elementos como droga, baixo nivel educacional, preconceito e desigualdade social combinados formam jovens sem opções legais de obter aquele celular que tira foto ou o tênis do seu atleta favorito e mais outros produtos que todos nós gostariamos de possuir.

Como é de costume o governo não vai atacar o problema de frente, uma mudança na legislação só vai oficializar o que já acontece nos centros de reabilitação para menores. Lá as crianças não são educadas, socializadas ou desentoxicadas, pelo contrário, vamos jogar mais futuros na lata do lixo.

A erva daninha não vai morrer, vai ficar mais resistente ao remédio paliativo das instituições. Temos leis demais para punições de menos, a justiça não vê nem enxerga o clamor da sociedade porém abre os olhos para assinar aquele habeas corpus do colarinho branco.

Nosso país tem uma das cargas tributárias mais onerosas do mundo, cerca de 40% de todo o seu rendimento anual vai parar nos cofres públicos e deveria servir como recurso para oferecer uma educação de qualidade para nossas crianças.

Programas de controle de natalidade nas regiões mais carentes são mais úteis do que investir em presídios que mais parecem depósitos de gente. Politícos vão brigar para decidir quem será o autor da lei que mudará o maioridade penal, para depois mostrar seu feito durante o horário eleitoral gratuito.

Investir em educação não é viável, com toda nossa burocracia e corrupção o dinheiro nunca chegará aos seus beneficiários porque durante o caminho os roedores Federais, Estaduais e Municipais roem todos os recursos.

Existe a possibilidade dos Estados ter autonomia para escolher qual será a maioridade penal mas isso é indiferente. Com 16 anos você já pode votar, matar e roubar até os 18. Depois os jovens devem escolher qual empresa irá trabalhar, o PCC ou o CV.

Será necessário construir não escolas mas cadeias para abrigar todo o contigente de novos criminosos sem ensino médio completo. Para a sociedade sobra o medo que nos acompanha durante o trajeto até o trabalho ou dentro de casa quando toca o telefone e pode ser o golpe do seqüestro aplicado dentro dos presídios brasileiros.

O ano é novo mas os assuntos são os mesmos.

Eduardo Vinha

8 comentários:

Anônimo disse...

Ola estava navegando pelo mundo da net
quando derepente encontro seu blog,
e vendo-o fiquei muito enquanto,
tanto pelos assuntos tratados,quanto
também pela facilidade de navegação,
adorei seu blog,ele é um espetaculo,
Parabéns!!!!
Eu também tenho blogs,e gostaria muito de fazer uma
parceira com você,
na troca de links,eu colocarei seu link la no meu blog,
e você também coloca o link do meu blog no seu.
tenho atualmente 3 blogs na net
são eles

www.up.blog.br

www.guiacomprar.blog.br

www.blogmail.com.br

quero muito concretizar esta parceria com você,
se aceitar a parceria,eu vou colocar seu link nos três blogs,
você colocaria nos 3,Ok.

Aguardo uma resposta.
tenha um otimo dia

Janaína disse...

Olá Eduardo!
É muito bom saber que pessoas como vc estão tentando "gritar" da forma que sabem!
Já não tolero mais tanta apatia, tanto descaso, tanta rebeldia sem causa e tanta indignação por tempo limitado.
Temos mesmo é que pensar os problemas sociais com rsponsabilidade, e não ficar aplicando antídotos para "descarregarmos" nossa consciência...
Gostei muito do seu texto e tb de sua iniciativa.
Dá uma olhada num texto meu que fala sobre isso tb, ok?!
[INDIGNAÇÃO POR TEMPO LIMITADO??]
Big Beijo!

Janaína disse...

Olá Eduardo!
Fico muito feliz em saber que pessoas como vc estão tentanto "gritar" da forma que sabem.
Já não suporto mais essa mania de aplicar antídotos aos problemas sociais ao invés de pensá-los com seriedade.
Gostei muuuuuiiiiito do seu texto, e até escrevi algo sobre isso.
Vai lá dá uma olhada, ok?!
O texto é: "INDIGNAÇÂO POR TEMPO LIMITADO??"
E valeu por ter postado no Reticências...
Big Beijo!

Anônimo disse...

Como é bom ver mais um estudante de jornalismo escrevendo em um blog, tambem tenho blog, a educacao no Brasil é algo nao muito importante, nao vale a pena para os governantes colocar dinheiro, vale mais a pena construi presiidos infelizmente...

Anônimo disse...

É carao amigo. Não existe saida. Não existe solução. Alias,pensar em solução já é um grande erro, um grande atestado de que o atual poder fracasssssouuuu. Dei um gole na cachaça e me esqueci da frase, tudo bem vou beber mais e agora dizer aliviado e alcoolizado: Estamos em uma Arca de Noe inversa. Sobem para a arca o desespero, um Buscccchhh filho da puta da vida, e desce para o diluvio eu e você. Atletas da democracia, loucos diferenciados. Com uma missão. Mudar uma história que caminha para o ponto final.

Unknown disse...

Oi, Eduardo
Parabéns pela iniciativa de promover a reflexão em seu blog! Só assim formaremos profissionais e cidadãos que combatam a "bunda-molice" e lutem pela "não-acomodação".
Um abraço,
Lara

Grainnè disse...

Vida, depois deste post vc se livrou de dormir no cafofo, brilhante, como tudo que vc faz!

Mas ainda quero explicações sobre a gostosa da mesa ao lado, viu seu cabra? Só de birra publiquei outra foto do Harry pelado! Brincadeira mas depois veja o post e comprove que massmedia tb vira cultura - às vezes e fora do Brasil...

Eu amo +

Isa Dora disse...

Oi Eduardo!
Idéias existem, o q falta é inciativa. os governantes sabem de tudo isso aí q vc falou, mas não existe interesse em pôr nada disso em prática.
Hoje eu queria estar mais otimista, mas não tem como.
Beijos.