Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Jornalista em busca dos chips de consciência coletiva para o mundo capitalista moderno. Essa matéria vai dar o que falar. Gosto de escrever de noite com a Lua do meu lado, assim me sinto perto de casa. Antí-massmedia interessados na massificação da bunda, violência e porcarias. Estou a espera do novo, útil, funcional e educacional. Enquanto esse dia não vem, sigo com este blog na tentativa singular de mudar este mundo caótico e cada vez mais quente. Minha pauta favorita é a vida, acordar e ter a possibilidade de fazer cada dia, um dia diferente, tenho 24 horas para ser feliz neste planeta cansado e doente.

sexta-feira, abril 13, 2007

Paulo Markun na Universidade São Marcos


Prezados leitores, desculpe a demora, está cada vez mais difícil dedicar tempo para esse meu blog amado e querido. Mas bola pra frente e comentando a passagem do jornalista Paulo Markun, na Universidade São Marcos, em São Paulo.

Markun contou brevemente sobre toda sua trajetória, durante sua carreira de jornalista até os dias atuais.

Paulo Markun nasceu em São Paulo, em 1952. Jornalista profissional desde 1971,foi repórter, editor, comentarista, chefe de reportagem e diretor de redação em emissoras de televisão, jornais e revistas. Atualmente, apresenta o programa Roda Viva da TV Cultura (segundas-feiras, dez e meia da noite), é editor do Jornal de Debates (recriou na internet a versão do jornal de 1946) e preside o Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de Santa Catarina.É autor de oito documentários e doze livros.

Atualmente ele tem o projeto Jornal de Debates, http://www.jornaldedebates.ig.com.br/index.aspx?tma_id=873 , um site onde quem produz os conteúdos jornalísticos são os próprios internautas, segundo o jornalista: "Todo e qualquer internauta poderá participar do JORNAL DE DEBATES, desde que preencha o cadastro e aceite o termo de responsabilidade. Seu primeiro artigo, charge ou comentário passará pelo editor, para verificar se respeita os preceitos estabelecidos pela publicação. Caso esteja conforme, será publicado, dando a seu autor o direito de enviar colaborações diretamente para o site, sem passar pelo crivo do editor. É uma espécie de voto de confiança, revogável em caso de desrespeito às normas divulgadas ou do uso indevido do espaço".



Essa iniciativa permite que qualquer pessoa seja repórter por um dia, de um lado perdemos em credibilidade, mas ganhamos na diversidade de opinião e pontos de vista.

Não é necessário ser estudante de jornalismo, portanto, sem comprometimento com a ética, o senso comum não conhece os valores que só uma formação acadêmica pode proporcionar aqueles profissionais especializados em comunicação social.

Independente da credibilidade, o importante é a interação e a conectividade em individuos que vivem, sonham e surfam nas ondas da internet.

Boa palestra, recomendo a todos, Paulo Markun é uma referência no jornalismo brasileiro, ao vivo ele prova que é capaz, muito bom.

Eduardo Vinha

Fonte / maiores informações:

http://www.paulomarkun.com.br/

2 comentários:

Grainnè disse...

Babe, como assim TCC full time?
Não sobra nada para mim e o Crock???
Lv u!

Paulo Benedito disse...

Olá,
Sou "lusobrasileiro", residente em Lisboa, primeiro militar mergulhador sapador da Marinha Portuguesa natural do Brasil. Gostaria de parabenizar toda a equipe do programa Lá e Cá pela forma de abordagem, pela visão, pelo olhar com que tratam das teras que margeiam de oeste e leste o Oceano Atlântico. Digo isso com propriedade de quem viveu as duas realidades como residente e duplamente cidadão. Gostaria de dar meu testemunho de tão enriquecedora experiência. Muito sucesso!