Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Jornalista em busca dos chips de consciência coletiva para o mundo capitalista moderno. Essa matéria vai dar o que falar. Gosto de escrever de noite com a Lua do meu lado, assim me sinto perto de casa. Antí-massmedia interessados na massificação da bunda, violência e porcarias. Estou a espera do novo, útil, funcional e educacional. Enquanto esse dia não vem, sigo com este blog na tentativa singular de mudar este mundo caótico e cada vez mais quente. Minha pauta favorita é a vida, acordar e ter a possibilidade de fazer cada dia, um dia diferente, tenho 24 horas para ser feliz neste planeta cansado e doente.

domingo, março 25, 2007

Como viveremos sem água?

Na semana passada, alguns meios de comunicação impressos divulgaram informações referentes ao Dia Mundial da Água, criado pela Assembléia Geral das Nações Unidas, em 1993.

O Brasil conta com a ANA (Agência Nacional das Águas), responsável pela aplicação e fiscalização da Lei de Recursos Hidrícos, aprovada desde 1996 e que ainda está no papel.

Coisas do nosso país, a legislação foi criada e agora será necessário pôr em prática.

Esse assunto é importante e invísivel, afinal tratamos a água com descaso e muito desperdício.

Talvez por achar que nunca vai faltar o H2O ou por falta de informação, a grande mídia não divulga os assuntos mais espinhosos e polêmicos. Por exemplo, a privatização da Sabesp e o futuro das represas no município de São Paulo.


Segundo opiniões dos especialistas do setor, vai faltar água potável em São Paulo a partir de 2015. Não está tão distante assim, o aquecimento global e o derretimento das geleiras é para daqui a 60 anos, mas a água que os paulistanos bebem vai virar artigo de luxo.

Vamos começar pela privatização da Sabesp (Empresa de Águas e Saneamento Básico do Estado de São Paulo), água não foi feita para dar lucro, ao contrário, para tratar e descontaminar a água que chega na sua torneira vai um investimento muito expressivo.

Boatos indicam que esse serviço será privatizado em breve, com as mentiras de sempre, novas tecnologias e nenhum ônus para a população. Quem acredita?

Ao mesmo tempo, as áreas de mananciais – que são aquelas responsáveis pela produção de água e que por sua importância são protegidas por lei desde a década de 1970 - são alvo da expansão da mancha urbana dos municípios, caracterizada pelo deslocamento das populações mais carentes para as áreas periféricas.

Outro assunto que envolve essa pauta é a famosa transposição do rio São Francisco, com o relatório de impacto ambiental em mãos, o governo pode iniciar esse projeto que visa levar água para a população do semi-árido.

Para quem não é bobo, nem cego fica claro e evidente que isso é outra história para boi dormir.
Os maiores beneficiados com a transposição do rio, são os agricultores e pecuaristas da região. Vão usar água a vontade e de graça, o que sobrar do velho Chico os pobres podem beber sem tratamento, o governo só vai desviar o curso do rio para as regiões onde existem grandes propriedades, quem estiver perto vai aproveitar por pura sorte.


Pior é ver o nosso Presidente dizer que esse projeto é em benefício do povo nordestino que sofre com a seca e a miséria. Ninguém melhor do que ELE para saber o que é viver no semi-árido brasileiro.

Beba água, viva e nunca deixe o poder ou o dinheiro fazer você esquecer sua origem e seu passado. E não esqueça de fechar a torneira quando escovar os dentes.

Eduardo Vinha

http://www.socioambiental.org/prg/man.shtm

5 comentários:

Anônimo disse...

Realmente precisamos nos preocupar com esse lance de áqua.
E é melhor pensar nisso enquanto ainda tem água e enquanto ela não vale mais que petroleo.
Pois depois que começar a valer que nem ouro aí já não adiantara discutir e teremos que aprender a viver em guerra pois o mundo vira atras de nós.

Esse assunto é bem relacionado ao proximo post do Blog Esponja.
www.blogesponja.net

Anônimo disse...

Salva Eduardo,

A idéia é essa! O que preocupa meus botões são duas coisas “bobas”: Se você der um role na Paulista, ou até mesmo na faculdade verá que todos sabem quem foi eliminado do BBB, ou qual puta mostrou a teta sem “querer”, mas poucos sabem ou tem essa preocupação com a água. “Ahh no meu condomínio é susssa....” Segundo, essa fere uma das minhas paixões, a cerveja. Ela mesma. Logo mais, uns cinco dez anos, a cerveja terá o valor que a sua cor no fundo da terra representa. Estarei lascado, mas enquanto isso não acontece, vou idolatrando minha garganta, fazendo o meu papel e alimentando a insanidade.

Léo Ramos disse...

A água que tanto nos faz bem, muitas vezes só é percebida quando a bomba quebra e vc fica um dia sem tomar banho ou escovar os dentes.

Políticas Públicas que se preocupam com a Água que nós usamos, dificilmente exixtirá.

Um dos meus Sonhos é que essa Transposição do São Francisco, não saia do Papel, pois se isso acontecer, com certeza não vou poder mais ir na Foz do Velho Chico que hj anda tão acabada.

Ótimo blog. http://blogdoleoramos.blogspot.com/

Grainnè disse...

Vida,

Como vc é pro e não pode fazer comentários pessoais, falo eu que não tenho compromisso com a imparcialidade:

Nosso digníssimo presidente está muito pouco preocupado com a questão porque caipirinha se faz com cachaça e não com água...

No mais, aconselho a ler em voz alta este post para o Fog...

TE AMO!

Tiagho Diniz. disse...

muito bom, gostei.