Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Jornalista em busca dos chips de consciência coletiva para o mundo capitalista moderno. Essa matéria vai dar o que falar. Gosto de escrever de noite com a Lua do meu lado, assim me sinto perto de casa. Antí-massmedia interessados na massificação da bunda, violência e porcarias. Estou a espera do novo, útil, funcional e educacional. Enquanto esse dia não vem, sigo com este blog na tentativa singular de mudar este mundo caótico e cada vez mais quente. Minha pauta favorita é a vida, acordar e ter a possibilidade de fazer cada dia, um dia diferente, tenho 24 horas para ser feliz neste planeta cansado e doente.

domingo, março 25, 2007

Como viveremos sem água?

Na semana passada, alguns meios de comunicação impressos divulgaram informações referentes ao Dia Mundial da Água, criado pela Assembléia Geral das Nações Unidas, em 1993.

O Brasil conta com a ANA (Agência Nacional das Águas), responsável pela aplicação e fiscalização da Lei de Recursos Hidrícos, aprovada desde 1996 e que ainda está no papel.

Coisas do nosso país, a legislação foi criada e agora será necessário pôr em prática.

Esse assunto é importante e invísivel, afinal tratamos a água com descaso e muito desperdício.

Talvez por achar que nunca vai faltar o H2O ou por falta de informação, a grande mídia não divulga os assuntos mais espinhosos e polêmicos. Por exemplo, a privatização da Sabesp e o futuro das represas no município de São Paulo.


Segundo opiniões dos especialistas do setor, vai faltar água potável em São Paulo a partir de 2015. Não está tão distante assim, o aquecimento global e o derretimento das geleiras é para daqui a 60 anos, mas a água que os paulistanos bebem vai virar artigo de luxo.

Vamos começar pela privatização da Sabesp (Empresa de Águas e Saneamento Básico do Estado de São Paulo), água não foi feita para dar lucro, ao contrário, para tratar e descontaminar a água que chega na sua torneira vai um investimento muito expressivo.

Boatos indicam que esse serviço será privatizado em breve, com as mentiras de sempre, novas tecnologias e nenhum ônus para a população. Quem acredita?

Ao mesmo tempo, as áreas de mananciais – que são aquelas responsáveis pela produção de água e que por sua importância são protegidas por lei desde a década de 1970 - são alvo da expansão da mancha urbana dos municípios, caracterizada pelo deslocamento das populações mais carentes para as áreas periféricas.

Outro assunto que envolve essa pauta é a famosa transposição do rio São Francisco, com o relatório de impacto ambiental em mãos, o governo pode iniciar esse projeto que visa levar água para a população do semi-árido.

Para quem não é bobo, nem cego fica claro e evidente que isso é outra história para boi dormir.
Os maiores beneficiados com a transposição do rio, são os agricultores e pecuaristas da região. Vão usar água a vontade e de graça, o que sobrar do velho Chico os pobres podem beber sem tratamento, o governo só vai desviar o curso do rio para as regiões onde existem grandes propriedades, quem estiver perto vai aproveitar por pura sorte.


Pior é ver o nosso Presidente dizer que esse projeto é em benefício do povo nordestino que sofre com a seca e a miséria. Ninguém melhor do que ELE para saber o que é viver no semi-árido brasileiro.

Beba água, viva e nunca deixe o poder ou o dinheiro fazer você esquecer sua origem e seu passado. E não esqueça de fechar a torneira quando escovar os dentes.

Eduardo Vinha

http://www.socioambiental.org/prg/man.shtm

terça-feira, março 20, 2007

ACMizinho e o título do blog


O mundo está girando, aqui no Circo Brasil, tudo vai muito bem. Fiquei impressionado com o empenho da oposição para criar a CPI do apagão aéreo. ACMizinho, levantou, bateu na mesa e falou alto. Enquanto isso milhares de brasileiros que pagam umas das taxas de embarque mais caras do mundo e são contemplados com um excelente serviço para os padrões da Somália ou Serra Leoa.

Imagine como deve ser esse Cindacta 1, em Brasília nos dias que as equipes de reportagens não estão lá. Quem já trabalhou com assessoria de imprensa sabe como funciona, antes da chegada do repórter, a empresa arruma o local para a gravação. Com uma boa limpeza, equipamentos de informática de última geração, flores e orienta os funcionários para ter uma atenção especial ao Dress Code (roupas para trabalhar de acordo com o ambiente da empresa).

Então quando a mídia chega está tudo lindo, brilhante e operante. A temperatura ambiente da sala dos servidores está adequada, os controladores de voo estão acomodados em cadeiras ergonômicas e monitores de alta resolução.

Quando os repórteres vão embora, tudo volta ao normal, gambiarra aqui, balde em cima de servidor ali e cadeiras quebradas por todos os lados. Funcionários sobrecarregados com equipamentos lentos e ultrapassados.

Enquanto isso o representante da Bahia, deputado ACM Neto, mesmo depois de ter levado uma facada não tomou juizo. Concordo que essa situação do tráfego aéreo precisa ser investigada, mas parar os trabalhos da Câmara, com CPIs que não punem ninguém, apenas serve como palanque para nossos prezados parlamentares ficarem nos holofotes da grande mídia.

Senhores políticos, menos demagogia e mais ação e respeito com seus eleitores.

Toda esse post veio graças ao meu gato, o Fog.

Ele adora ficar na janela vendo o movimento das folhas e os pássaros, mas a noite ele tem uma paixão especial, os aviões. Só vendo mesmo, não existe formas gramaticais, verbos ou conjunções que descreva a cara desse felino quando um Fokker ou Boeing passa no céu.

Alguns leitores perguntaram ou devem ficar curiosos sobre o título do blog, mas a foto acima ajuda a explicar um pouco.

Tenho um carinho especial por esse gato que nasceu no telhado da casa da minha sogra.

Parece coisa de criança, mas não ligo, chego em casa e converso muito com ele, sobre minha vida, se a água está fresca ou se em breve vou arrumar um bom emprego. Quem tem bichos de estimação sabe o que estou dizendo. Minha esposa também adora e até criou um perfil no Orkut para ele http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=11874479878990487848 .

Outra persona do Fog, mais doce, meiga e massmedia. Mas aqui é o contrário, assuntos sociais e nacionais, fatos do meu cotidiano compartilhado com todos. A teia social formada, cada um com sua bandeira, lutando pela vida, seus ideais e objetivos.

Com toda a pressão do dia-a-dia é necessário momentos lúdicos, para ficar longe do material e real, e mais próximo da fantasia e da vida.

Eduardo Vinha

domingo, março 18, 2007

Assim caminha a humanidade...


...consumindo o planeta numa velocidade voraz, criando diferentes formas de interação, formando novos valores e deteriorando toda uma sociedade que se finge de nação.
Esse post não tem título, começa rasgando, indo direto ao assunto. Está faltando tempo para tanta ocorrência e imprevistos cumuns, naturais e banais de todo TCC.
Pois é, daqui a 3 meses, serei jornalista, profissional da comunicação social, ter meu Mtb junto com meu diploma de nível superior.
Refletindo sobre o final da frase anterior, o que será que eu tenho de "superior"?
Só porque eu gastei uma fortuna para ter toda a formação intelectual e social que possuo. Agora eu entendo toda a manipulação que existe na informação, sei também que para essa humanidade melhorar é necessário um esforço coletivo.
Mas o tempo está correndo contra nós, seres humanos, que temos problemas demais. O vizinho que faz barulho de madrugada, o motoboy que passa buzinando feito uma matraca, a mulher que roubou o seu lugar no metrô lotado ou aquele carnê em cima da sua TV que mais parece um monstro querendo te engolir.
O capitalismo prega a filosofia do "ter" ao invés de "ser". Não importa se você é um escritor de sucesso, um artista plástico moderno ou um excelente advogado. O que conta é quanto vale seu carro, quantos prêmios você ganhou ou se já foi capa de alguma revista.
Eu estou quase formado e apesar de não estar trabalhando, faria tudo de novo.
A diferença é que eu "sou" um jornalista que anda de carro velho, porém aprendi que o mais importante é o leitor, a necessidade da ética, sobre dar mais valor e ter muito respeito pelo prôximo, preservar o meio ambiente e reciclar meu lixo, conheci professores fantásticos e entendi porque o mundo é assim.
Quanto tempo este sistema econômico vai durar não sabemos mas tenho certeza de uma coisa, o "ser" é eterno e o "ter" é fulgás.
As opções estão na mesa, faça sua escolha!!
Eduardo Vinha
Nota do blog: Pessoal, desculpa pela falta de atualização, mas o TCC tá me fod....!!
Mas assim que as coisas começarem a andar eu volto com todo o gás.

domingo, março 11, 2007

Todas as formas de expressão

Boas novas, Bush foi embora levando todo ódio e paciência dos brasileiros junto com ele no "Air Force One", graças ao menino do mal, o trânsito ficou pior do que o normal para uma sexta-feira.
A CET (Compania de Engenharia de Tráfego) interditou a principal ligação da zona sul ao centro, a 23 de Maio era do presidente dos EUA.

Dentro do meu carro, morrendo de calor pensava no dia da passeata, manifestantes e suas roupas coloridas que chamam a atenção da imprensa e de todos que estavam ali presentes. Os dragões chineses que no oriente significam poder, prosperidade e saúde, aqui no ocidente representam o mal nas histórias infantis e cospem fogo. A utilização da criatividade para transmitir a mensagem faz bem para os olhos dos receptores.



Qualquer semelhança com a corrida de São Silvestre é mera coincidência, só faltou alguém com a plaquinha "Galvão filma eu" aparecer por lá. O arquinimigo de George Bush, Osama Bin Laden estava marcando presença com sua tradicional barba branca e turbante na cabeça.

Toda essa espontâneadade é característa de nosso povo, está inserido no caldeirão cultural chamado Brasil. A mistura de raças é o traço mais marcante de nossa história, vem desde sua colonização até os dias de hoje.


Sérgio Buarque de Holanda no seu livro "Raizes do Brasil", fala da alegria do negro, mesmo apanhando e tendo uma jornada de trabalho extensa, cansativa e não remunerada, vivia cantado, jogando capoeira e feliz.

Toda forma de expressão vem da emoção, e segundo o autor citado, em nosso país existe a cultura do homem cordial, que é aquele movido pela emoção e não está relacionado com a gentileza ou a empatia.

Nossos politicos também são cordias pois não sabem a diferença entre o público e o privado e detestam formalidades, principalmente se for para realizar uma licitação para escolha da TV digital ou nomear parentes em seus gabinetes.


Bom domingo e ótima semana para todos, graças a Deus, sem Bush mas com cordialidade viva em pequenos detalhes da nossa vida cotidiana.

Eduardo Vinha

sexta-feira, março 09, 2007

O Brasil que Bush não vê


O principal palco de manifestações de São Paulo, a Avenida Paulista foi o cenário duas manifestações democráticas, a comemoração do dia internacional da mulher e a recepção de diversos movimentos populares ao presidente dos Estados Unidos, George W. Bush.

Cerca de 8 mil pessoas compareceram ao local com cartazes contra a presença do americano no país do PIB ridículo. Graças ao etanol temos que aguentar aquele baixinho descer de um avião chamado "Air Force One" com cara de alegre.

Parece roteiro de comédia sem graça.


Mas totalmente diferente do Brasil que o governo se propos a mostrar ao Bush, aqui tem iraquanos mutilados pela guerra suja em busca dos barris de petróleo, MST, personagens irreverentes (que merecem um post exclusivo brevemente), feministas, estudantes, punk e alguns desocupados que sempre aparecem para atrapalhar e sujar a imagem do movimento, uma forma de expressão legítima, pacífica mas democrática, ou seja, entra quem quer e faz o que dá na cabeça.

Non sense é praticar a violência contra o senhor da guerra, não temos força que se compare a toda a maldade e infantilidade do convidado de honra do governo Lula.

Jovens alienados movidos por ideologias sem fundamentos, geração sem referência nem rumo. Saldo da bagunça foi de um fotográfo e alguns policiais feridos, ambos trabalhando no evento.


Fica difícil para um partido ter credibilidade enquanto seu representante máximo estende o tapete vermelho para o Darth Vader pisar. Mais de 4 mil homens foram disponibilizados como babás remuneradas com seu dinheiro.

Realmente é necessário todo esse esquema de segurança para o inimigo número um do planeta Terra.

Junto com ele está seus acessores empenhados em manter a maquina imperialista funcionando a todo o vapor.


O rapaz sugere um país que precisa da ajuda internacional dos membros do G8, porém no Haíti não tem petróleo, ouro ou consumidores, apenas negros famintos e pobres.

Direitos humanos são fundamentais para a instituição democrática e infelizmente George Bush é republicano. Hugo Chavéz é muito populista e demagogo, seu país não anda bem das pernas no assunto democracia e liberdade de imprensa. Ambos gostam de utilizar-se da força para obter o que querem.

Jogam no mesmo time, o tal eixo do mal.

Amanhã o presidente Lula vai mostrar nosso combustível menos poluente e renovável com o objetivo de fazer um acordo comercial sem derrubar as barreias protecionistas impostas pelos americanos a todos seus "parceiros" comerciais.


Pois é senhor Bush esse é o Brasil que o senhor não quer conhecer, uma nação cansada de ser tratada como colônia e fornecedora de matéria-prima de qualidade, superior ao produto consumido internamente para oferecer ao seu país, por um preço de banana.

Nossa postura não comove nem nossos representantes políticos, mas melhor assim, o senhor vai embora para os EUA com um belo acordo comercial pacífico, sem a necessidade de usar a força.

Bom para o Bush, pior para o mundo.



Eduardo Vinha

quinta-feira, março 08, 2007

As mulheres da minha vida


Hoje é comemorado o dia internacional da mulher, esse ser fascinante e mágico, capaz de gerar uma vida, educar e compartilhar momentos difíceis.

A história começa no final da década de 70, quando veio ao mundo este blogueiro. Cuidados durante a gestação, a emoção do nascimento e a dura tarefa de criar um pessoa para conviver neste mundo cheio de ambição e pessoas famintas pelo poder sedutor do capital. Graças a você mulher que eu tenho meus valores, sei o diferenciar o certo do errado.

Valeu mãe, você é demais!!

Nossa espécie já está garantida, só resta saber se o mundo vai sobreviver a essa quantidade de gente.

Finalizando essa homenagem mencionando a minha esposa, mulher de fibra, que me entende, apoia e segura minha onda quando nada dá certo. A sensação de ter uma pessoa do seu lado a qualquer momento proporciona uma segurança e vontade de viver que não tem tamanho.

Faça chuva ou sol, ela está comigo, bebendo cerveja no bar, tomando vinho em casa, fazendo carinho no Fog e me ajudando a manter nosso cantinho limpo e arrumado.

Eu também faço a minha parte, dedicando toda a minha atenção para você Jana, minha amiga, esposa, amante, parceira e profissional competente.

Observo como ela tem chegado cansada ultimamente, e eu só posso oferecer meus braços para acolhe-lá junto com a certeza que sempre estarei aqui.

Mulheres da minha vida, muito obrigado.



Eduardo Vinha

quarta-feira, março 07, 2007

Boas Vindas ao senhor da guerra


Excelentíssimo Presidente dos Estados Unidos da América, seja bem vindo ao Brasil. Sabemos que o senhor é o responsável pela fracassada guerra do Iraque que já contabilizou mais de 100.00o civis mortos e outros "pseudo" americanos, os hispanicos, latinos e negros que são jogados na linha de frente com um GPS nas costas e uma câmara no capacete.
O comandante da tropa senta na frente do monitor e começa seu videogame bancado a custas de bilhões de dólares dos contribuites dos EUA.
Afinal essa sua guerra contra o "terror" tem um motivo nobre: A queda de Sadam Hussein e a luta pela liberdade do povo iraquiano.
Nós brasileiros somos uma nação em desenvolvimento mas sabemos receber bem nossos convidados. No seu caminho, não haverá trânsito porque a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) bloqueará as vias onde sua caravana vai passar.
Sem problemas, nós paulistanos estamos acostumados com congestionamentos devido ao excesso de veículos, acidentes, assaltos e tiroteio.
Violência aqui não tem senhor Bush, pode ficar tranquilo, por precaução colocamos 10 atiradores de elite em pontos estratégicos, o quarteirão do seu hotel está bloqueado para qualquer cidadão brasileiro, somente o pessoal da Polícia Federal, FBI e CIA tem acesso a este prédio.
Tudo isso para oferecer o conforto que o dono do mundo merece, capaz de provar toda a sua humildade em visitar este pobre país. Para demostrar nossa gratidão vamos fechar um acordo comercial para produtos como o biodisel e etanol com um preço de banana para vocês continuarem no comando do mundo.
Porém espero que não seja igual a "crise das tortilhas" no México que só deu atenção ao mercado externo (EUA) e não abasteceu o mercado interno com seu produto, o milho.
Aqui, vai faltar cana para a cerveja, o vinho e a pinga. Isso sim é um motivo real e iminente para uma revolução popular no Brasil.
Finalizando sua estadia em nosso país Bush vai dar uma comida no Lula porque está dando muita bola para o Hugo Chávez e passar uma tarde em alguma favela do Brasil com menores carentes, um típico programa de turista gringo.
Aproveite senhor Walker e dá próxima vez que for viajar para a América Latina dê uma passadinha no "Brasil" de verdade, sem blindagem nem seguranças.

O corpo ainda é pouco

Desculpem a demora na atualização, mas somente hoje consegui ficar online dentro da minha casa, fala a verdade, estar aqui dentro, no meu bunker particular sem ligação com o mundo é ruim demais. Principalmente se o único canal de contato com o planeta Terra é a televisão.

Mas tudo bem, agora estou conectado com a rede e falando sobre o menino da foto acima que faz parte da exposição "Corpo, Real e Fascinante" ( http://www.exposicaocorpohumano.com.br/ ) na Oca, em São Paulo.

Prepare seu bolso com cerca de trinta reais e não esqueça de levar também muita paciência para aguentar uma hora de espera antes de apreciar a maquina humana e toda sua complexibilidade.

Previlégio apenas dos estudantes de medicina, essa experiência agora pode ser sentida por todos que passarem no parque do Ibirapuera, graças a iniciativa do Dr. Roy Glover.


Não é necessário ter sangue frio para assistir a exposição, os cadaveres são dissecados e passam por um processo de polimerização, o resultado final apresenta corpos com um aspecto emborrachado. Alguns orgãos podem ser tocados com as mãos e confesso que deu uma sensação estranha ao tocar no esôfago do corpo exposto.

Tirando o preço que achei muito caro, quem estiver em São Paulo não pode perder essa chance de conhecer melhor seu corpo de uma forma direta, real e com certeza muito fascinante.

Além do conhecimento você pode ajudar algum amigo, familiar ou vizinho vitíma de bala perdida.

Como??

Informando para os bombeiros durante o chamado de emergência:

- Então soldado, eu fui em uma exposição em São Paulo sobre o corpo humano e pelo que eu vi acho que ela sofreu uma perfuração que penetrou no intestino delgado e saiu no rim esquerdo.


Eduardo Vinha

quinta-feira, março 01, 2007

Pequenos delitos e o PIB medíocre

Passeando pela Avenida Paulista após ler uma reportagem a respeito do crescimento econômico do Brasil comecei a refletir sobre toda essa história sobre desenvolvimento sustentável e blá, blá, blás relacionados aos míseros 2,9% do nosso PIB (Produto Interno Bruto)

Segundo informações da agência de notícias Reuters, só não ficamos em último lugar na América Latina graças ao nosso vizinho Haití. Aquele país arrasado que está se reerguendo com a ajuda das tropas do Exército Verde e Amarelo.

Estou com sede e pretendo entrar no primeiro estabelecimento que encontrar, preciso de algo que refresque meu corpo, o Sol está quente demais. Paro e entro no standcenter www.standcenter.com.br, o Shopping do maior contrabandista do Brasil, o senhor Law Kin Chong, chinês e brasileiro naturalizado.

Além do shopping citado acima ele também é proprietário da Galeria Pagé na região da rua 25 de março, centro de São Paulo. Preso desde junho de 2004, Law está aguardando o julgamento no regime fechado na Penitenciária de Guarulhos, mas ele teve a chance de visitar seu pai na UTI do hospital Santa Isabel.

A lei de execuções penais garante esse benefício com direito escolta policial durante o todo o deslocamento, aqueles mesmos oficiais que deveriam estar na rua protegendo eu e você.

Law pode estar detido mas seus negócios andam muito bem, obrigado. Nesses locais o que impera são os pequenos delitos que todos nós cometemos. Comprando Notebooks, Câmeras digitais pela metade do preços (sem impostos), DVDs piratas por apenas R$ 10,00. Tem dinheiro, quer gastar, aqui é o Free Shopping sem stress nem avião.

Tudo ocorre as claras, a corrupção associada a nossa carga tributária é o paraiso para empreendedores como o senhor Law. Fica difícil imaginar como os produtos tem um preço tão atrativo com tanta proprina para pagar. Policia Civil, Federal e os trâmites para descarregar os containers lá em Santos.

Dados oficiais do ministério da Justiça informa que a pirataria consumiu cerca de 30% do PIB em 2006. Menos riqueza gerada pelo país, menos emprego e renda para a população e mais dólares na conta de Law e seus parceiros de negócios.

Nem com a ajuda das grandes empresas de software e gravadoras esses indicadores diminuem. Só um alerta, não gaste sua verba com campanhas para conscientizar o consumidor, pois estamos cientes do mal que a pirataria e o contrabando traz a nossa economia mas o foco deve ser a redução da carga tributária e a distribuição de renda.

Reduzir as margens de lucros também é um fator favorável a redução do consumo de produtos ilegais e falsificados.

O círculo vicioso está formado agora cada um pegue seu lugar na cadeia e façamos a nossa autodestruição.

Eduardo Vinha