Paciente: República Federativa do Brasil
Diagnóstico: Democracia com falência multipla dos orgãos vitais tomados pelo novo regime politico a Plutocracia (do grego ploutos: riqueza; kratos: poder).
Solução: ??? Não sei!
Prezados leitores desculpe a demora em atualizar, a procura por um novo emprego, uma nova casa e outros agregados me distanciaram deste blog amado e querido.
Esqueci, também estou com uma gripe + dor de garganta que está me incomodando demais e lendo os jornais e finalizando com o Abusado surgiu um assunto para esse mero espectador das desgraças alheias compartilhar com a web.
Nosso Brasil também está doente, seu regime politico, suas instituições (Judiciário, Legislativo e Executivo), a religião de alguns (Renascer), o Metrô e a Linha Amarela.
O governo cria o PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) e diz que agora vai...
Pra onde, não sabemos.
Essa pseudo-democracia que favorece os mais abastados financeiramente, como os colarinhos brancos mais famosos de nosso país: Salvatore Cacciola (Banco Marka), Edmar Cid Ferreira (Banco Santos), Paulo Maluf (Eucatex) e Georgina dos Santos (INSS).
Juntos eles roubaram mais de 3 bilhões de Reais e estão soltos, alguns ainda no regime semi-aberto outros tomando vinho tinto e dando risada de nós. Cadê a Justiça??
Ela existe, assim como uma banca de advogados de primeira que sabem todos os adendos e brechas da lei que favorecem seus clientes a troco de muito dinheiro e habeas corpus no STF.
Agora se você for pobre e rodar, coitado de você pois dependerá de um defensor público e as autoridades policiais tem a obrigação de acionar o Estado caso o réu não tenha condições de contratar um advogado particular. O problema é a falta de denfesores publicos, segundo informações da Defensoria Publica do Estado, existe um defensor para cada grupo de 10.000 habitantes no Estado de São Paulo, muito pouco e portanto nem todos terão acesso a esse direito.
Assim como também não tem acesso a saúde qualidade, transporte descente, saneamento básico, habitação e o principal, educação digna capaz de gerar cidadãos de verdade.
Se o governo conseguisse recuperar parte dos 3 bilhões que nossos banqueiros, funcionários públicos e políticos calhordas roubaram da União, poderia não resolver o problema mas que iria ajudar isso não há dúvidas.
Voltamos a Plutocracia, que é um sistema político no qual o poder é exercido pelo grupo mais rico. Do ponto de vista social, esta concentração de poder nas mãos de uma classe é acompanhada de uma grande desigualdade e de uma pequena mobilidade.
A democracia só funcionará quando interesses da nação vierem em primeiro plano, na prática e não o que vemos no Brasil.
Infelizmente o círculo vícioso está vigorando: população alienada + meios de comunicação de massa a favor da elite e do governo + falta de educação de qualidade + carnaval + Pan do Rio + Bunda = população inerte e sem reação.
E vem a formula 1, com Felipe Massa e a cada domingo todos os escândalos serão esquecidos, na tela da Globo com a bandeira do Brasil na mão e ouvindo o famoso bordão do Galvão Bueno: "Felipe Massa do Brasil!!"
E assim seguirá 2007.
Eduardo Vinha
links:
Nenhum comentário:
Postar um comentário